Os indispensáveis para cuidar da saúde das novas mães

Se os exames de pré-natal, a alimentação equilibrada, a atividade física moderada e o repouso são imprescindíveis durante a gestação para que o corpo se adapte às mudanças físicas e hormonais, o pós-parto também requer cuidados especiais com a nova mamãe.

Durante a gravidez e o pós-parto, o banho e a higiene da mulher requerem uma atenção especial. Banhar-se diariamente, preferencialmente com sabonetes de ph neutro e evitando os banhos de imersão e os jatos de água, que favorecem as infecções vaginais, é indispensável.

Uma dica importante é manter a região dos pontos seca em caso de cesárea e não utilizar absorventes internos ou o copinho diante do sangramento que ocorre no pós-parto (lóquio).

A amamentação é outro ponto fundamental para a saúde da mulher puérpera. As almofadas de alimentação fazem parte dos itens que trazem mais conforto e evitam as eventuais dores nas costas e no pescoço.

Durante a amamentação, as novas mamães poderão usar uma série de produtos que trazem mais praticidade e segurança no seu dia a dia, como o protetor de mamilos e o absorvente para seios. Este último evita os vazamentos nos casos de uma produção excessiva de leite e ajuda a manter a pele limpa e seca. Já o protetor de seios, normalmente em silicone, protege as mamas rachadas ajudando a reduzir o desconforto da sucção, reduzindo a fricção com as roupas, promovendo a cicatrização ao garantir a circulação de ar e ainda auxiliando na formação do bico do peito para os mamilos planos ou invertidos.

Outros produtos, como os extratores e bombinhas de tirar leite ou ainda as vitaminas e suplementos para mamães e bebês, são grandes aliados durante todo o primeiro ano de vida do novo membro da família.

Dica RiHappy:
O suplemento de ferro é uma importante fonte de vitaminas para puérperas. Não deixe de consultar o médico para quaisquer dúvidas quanto à alimentação e outros cuidados com a saúde da mamãe.