A fase inicial da maternidade gera muitas dúvidas envolvendo temas importantes para os pais ou os responsáveis. Entre elas, uma questão comum é o uso da chupeta. Essa é uma das formas mais tradicionais de acalmar em diversos momentos. A seguir, saiba sobre bico para bebê de 0 a 6 meses.

Benefícios x consequências do bico para bebês de 0 a 6 meses

Também conhecido como chupeta para 0 a 6 meses, o bico para recém-nascidos divide opiniões de especialistas e pais. O acessório traz diversos benefícios, mas também pode causar algumas consequências no desenvolvimento.

Segurança e conforto

Os bebês, principalmente recém-nascidos, experimentam novas situações a todo momento. Esses estímulos externos podem causar diversos sentimentos. A única forma de expressá-los é por meio do choro.

A chupeta ajuda a acalmar porque os bebês possuem, desde o útero, a necessidade e o reflexo de sugar. O bico oferece a possibilidade de sucção não nutritiva e assemelha-se à amamentação, o que causa uma sensação reconfortante em momentos de incômodos.

Redução do risco de morte súbita

A Síndrome da Morte Súbita Infantil (SMSI) é um grande medo dos pais, principalmente os de primeira viagem. Ela acontece quando bebês saudáveis, com menos de um ano, falecem durante o sono, sem explicações médicas.

De acordo com estudos recentes da Acta Pediátrica e de pesquisadores brasileiros, os bicos de recém-nascidos ajudam a diminuir os riscos de SMSI, assim como a amamentação. Por outro lado, essa ainda não é uma recomendação unânime, portanto, consulte o seu pediatra.

Pode afetar a amamentação

A introdução da chupeta para bebês muito novos pode comprometer a amamentação e, consequentemente, o desenvolvimento da criança. Isso acontece porque os músculos faciais utilizados para chupar o bico são diferentes daqueles que sugam o seio.

Crianças acostumadas com chupeta podem ter dificuldades em fazer a pega correta no seio. Essa situação pode causar desconfortos para a mamãe e incentivar o desmame precoce. A indicação é evitar oferecer o bico antes do primeiro mês de idade.

Pode gerar alterações na arcada dentária

Como o bebê utiliza músculos diferentes para chupar chupeta, o uso frequente do acessório pode provocar algumas alterações na arcada dentária e no bom desenvolvimento da boca, como mordida aberta e dentes mal-posicionados. A boa notícia é que existe bico ortodôntico para bebê de 0 a 6 meses.

A chupeta ortodôntica foi desenvolvida para simular as características do bico do seio. Ela possui formato achatado na parte inferior e arredondado na superior. Isso permite que haja mais contato entre a língua e o palato do bebê para prevenir os problemas citados.

Como escolher a melhor chupeta

Agora que você conheceu alguns prós e contras do bico para bebê de 0 a 6 meses, que tal entender como escolher a melhor chupeta? Você deve analisar o tipo, o material, a recomendação de faixa etária e outros aspectos. Confira!

Tipo de bico para bebê de 0 a 6 meses

Existem chupetas tradicionais, com bico arredondado, e ortodônticas, citadas anteriormente. Elas são projetadas para respeitar a anatomia da boca do bebê, minimizar os impactos nos dentes e na gengiva, além de ajudar no desenvolvimento correto da cavidade oral.

Material

O material da chupeta deve estar no topo da lista de considerações. Afinal, o acessório fica na boca do neném. O bico de silicone para recém-nascido é um dos melhores em termos de segurança e higiene.
Ele não tem cheiro, nem gosto. Sendo assim, não causa desconfortos aos sentidos. Além disso, o material impede a transferência de sabores e odores que podem ser desagradáveis. Por fim, a superfície é fácil de limpar, o que evita contaminações.

Tamanho

As chupetas são classificadas por tamanho. Um bico para bebê de 0 a 6 meses é menor que outro para crianças de dois anos. Para escolher o ideal, certifique-se de que ele é adequado para a faixa etária do seu pequeno. Essa informação é descrita na embalagem.

Bico para bebê de 0 a 6 meses na Ri Happy!

Gostou de saber sobre o bico para bebê de 0 a 6 meses? Então, você pode aproveitar o melhor tipo na Ri Happy! Aqui, você encontra diversas marcas diferentes para atender às necessidades dos pequenos.

O programa Happy Mais oferece inúmeras ofertas especiais, formas exclusivas de pagamento, troca estendida e muito mais! Cadastre-se e curta os benefícios.

REFERÊNCIAS:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5049485/

https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-848482

https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/cuidados-com-o-bebe/uso-de-chupeta-os-pros-e-os-contras/

Filtrar por...
vendido por Ri Happy
🏷️
🔥
Filtros
Departamento
Categoria
Subcategoria
Fornecedor
Gênero
Idade
Marca
Vendido Por
Faixa de Preço
Você viu todos os 13 produtos