Ganhe R$10 de desconto, cadastre-se aqui!

As brincadeiras são essenciais durante toda a infância, estimulando o melhor desenvolvimento das áreas motoras, sensoriais, emocionais e sociais de forma lúdica e prazerosa, além de fortalecer a relação entre a criança, o adulto, o mundo e o infinito poder da imaginação.

Reunimos aqui brinquedos que são indicados para todas as fases da infância, mas que podem ajudar ainda mais crianças de desenvolvimento atípico viverem a diversão e o desenvolvimento através do brincar.

Por isso, com a ajuda da Dra. Fernanda Monteiro, Terapeuta Ocupacional especializada em crianças com Desenvolvimento Atípico, criamos uma lista de itens selecionados especialmente para ajudar a desenvolver as crianças nos pontos mais críticos de 6 das principais ocorrências de deficiência no Brasil.

Conheça um pouco mais sobre elas e quais são os jogos e brincadeiras mais indicadas para cada síndromes:

Transtorno do Espectro
Autista (TEA)

Crianças com TEA (autismo) apresentam dificuldade no comportamento, interações sociais, comunicação e sensibilidades sensoriais. Cada criança presente no espectro do autismo tem suas características, mas existem bons brinquedos e presentes para crianças, principalmente os que estimulam a imaginação, os sentidos e a interação, como jogos com regras simples, massa de modelar e bonecos e bichos de pelúcia.

Jogos de regras simples

Jogos de tabuleiro ou de atividades motoras com bolas ou discos. Esses jogos estimulam a interação entre os participantes, o olhar e a comunicação.

Bonecos e fantoches

Animais de borracha, bonecos e bonecas, fantoches e bichos de pelúcia. Eles ajudam a estimular a comunicação e o aumento do vocabulário, interação com outras pessoas e o faz de conta.

Massas de modelar

Apoiam a estimulação sensorial de textura, cheiro e cores, ajudam na percepção de força, imaginação e comunicação quando brincam com outras crianças ou com a família.

🌟 Sugestões:

Ver todos

Deficiência intelectual

Já a deficiência intelectual se trata de um transtorno do neurodesenvolvimento, afetando assim as habilidades de interações sociais, comunicação, raciocínio lógico e alguns outros fatores. Também pode afetar o aprendizado, a atenção, a memória e a linguagem da criança. Os jogos ideais para as crianças com essa síndrome são as brincadeiras mais lúdicas e que estimulam a capacidade de raciocínio, tais como jogo da memória, dominó, palavras cruzadas, entre outros.

Jogos de faz de conta

Para incentivar a criatividade e pensamento abstrato, assim como a linguagem e iniciativa.

Jogos de mesa

Memória, dominó, achar os iguais, achar os pares, ajudam a estimular o raciocínio, a atenção, além de ampliar o repertório de vocabulário.

Bolas e discos

Boliche, chute ao gol, basquete, vai e vem, bolas, discos, estimulam a noção corporal, noção espacial e a coordenação motora que farão diferença na concentração e organização corporal.

🌟 Sugestões:

Ver todos

Deficiência Física

Deficiências físicas são alterações completas ou parciais de um ou mais segmentos do corpo humano, que acarretam o comprometimento da mobilidade e da coordenação geral, em alguns casos também pode afetar a fala. Para esse tipo de deficiência os brinquedos e as brincadeiras mais recomendadas são aquelas que estimulam a coordenação motora, e que sejam grandes e coloridas.

Jogos de faz de conta

Jogos de faz de conta com bonecos e fantoches, para incentivar a preensão, e o pensamento criativo e simbólico.

Jogos de encaixe

Pirâmides de argolas, blocos de encaixe com peças grandes com cores e figuras diversas para auxiliar na estimulação da coordenação motora e destreza dos movimentos manuais.

Brinquedos musicais

Chocalho, pianos com teclas grandes e tambores permitem que a criança explore de acordo com as competências já adquiridas e permitir o aprimoramento dos movimentos corporais.

🌟 Sugestões:

Ver todos

Atraso no desenvolvimento infantil

Crianças com atraso no desenvolvimento são caracterizadas pelo quadro de não desenvolver algumas habilidades de forma esperada. Exemplos disso são as habilidade orais, motoras, entre outras. Claro, sabemos que cada criança é única, mas existem alguns parâmetros a serem observados a julgar pela média de idade em que essas habilidades precisam serem desenvolvidas. Nesse quadro algumas atividades que promovem a força muscular no caso dos bebês por exemplo, são extremamente eficazes para contribuir no desenvolvimento, estimulando assim além da força muscular uma melhor noção de espaço e tempo.

Chocalhos e mordedores

Para aquisição de movimentos, força muscular e noção de espaço dos bebês, são indicados tapetes e ginásios de atividades, assim como chocalhos e mordedores.

Movimentação ampla

Jogos de movimentação ampla, para pular, jogar, acertar, assim auxiliam no desenvolvimento motor, coordenação e noção corporal.

Quebra-cabeças

Quebra-cabeças auxiliam na coordenação motora, destreza manual, noção de espaço e atenção. Podem ser gradativos, pelo número de peças, tamanho ou tipo de encaixe.

🌟 Sugestões:

Ver todos

Deficiência Auditiva

Já a deficiência auditiva, pode ser causada por má-formação (causa genética) ou lesão nas estruturas que compõem o aparelho auditivo. O curioso nessa síndrome é que algumas pessoas não usam Libras como forma de comunicação e sim a leitura labial. O interessante aqui é que as crianças com essa deficiência podem brincar com praticamente tudo, o que ajuda muito na interação social. Também é bastante recomendado para os pais escolherem brinquedos com efeitos sonoros acompanhados de vibrações, luzes e movimentos.

Brinquedos com luzes

Pianos que permitam que a criança siga uma sequência de cores para criar. Bolas elásticas com luzes são recomendadas para estimular a coordenação motora, noção corporal e equilíbrio.

Bonecos e fantoches

Bonecas, bonecos, fantoches, auxiliam na estimulação do jogo de faz de conta, que auxiliam na abstração, imaginação e criatividade.

Jogos de mesa

Jogos de mesa com maior precisão motora fina, como o tiravareta, pula pirata, quebra-gelo, são indicados para a concentração e interação com outras pessoas.

🌟 Sugestões:

Ver todos

Deficiência Visual

Já as crianças com deficiência visual, são aquelas que apresentam perda total ou a redução da capacidade visual. Nesses casos os brinquedos mais indicados são aqueles que estimulam o sensorial auditivo e de tato. Um bom exemplo são livros infantis com diversas textura e que apresentam algum tipo de ruído ou som.

Jogos de encaixe

Os blocos de montar e encaixe podem ser gradativos: iniciar com peças grandes e reduzir o tamanho de acordo com a habilidade da criança.

Texturas diferentes

Bolas elásticas, de pelúcia, de borracha, com guizo e bolas de atividades. Massa de modelar auxiliam na estimulação tátil, coordenação, noção espacial, destreza e interação com outros.

Jogos de faz de conta

Ajudam no desenvolvimento da criatividade, imaginação, conhecimento de características de animais para aumentar seu repertório de palavras, além da interação com outras pessoas.

🌟 Sugestões:

Ver todos

Mãe da Clarice
(15 anos) e Leo (10 anos)
Há 15 anos, a síndrome de down ainda não era um assunto muito falado e a internet muitas vezes pode ser: fala tudo que pode acontecer de ruim com a criança, você sai muitas vezes destruída da pesquisa, com medo e acaba se contaminando com certas histórias que não estão relacionadas com seu filho. Essa página da Ri Happy serve para mostrar aos pais que é possível e devemos lutar. Tudo que passei com a Clarice, busco compartilhar para ajudar outras famílias e nos meus como psicopedagoga”.
Lina Santos
Coordenadora da Terapia Ocupacional da AACD
O brincar é a principal forma da criança expressar suas emoções, realizar o aprendizado do mundo em sua volta de forma prazerosa e desenvolver a capacidade de resolução de problemas de seu cotidiano. Todos os brinquedos são possíveis para qualquer criança com deficiência, o que existe nesse manual são sugestões de brinquedos que possuem características específicas para ganho de habilidades necessárias para favorecer o desenvolvimento esperado para a idade e as condições clínicas.
Aparecida Cabral
Vendedora há 4 anos da loja Ri Happy do Shopping Campo Grande - MS
“Foi através do Miguel que resolvi saber mais do autismo, me aprofundar no tema e minha tatuagem foi feita com o nome escrito por ele e com o símbolo do autismo – a demonstração de um amor sincero e recíproco. Essa nova página da Ri Happy permitirá que outros vendedores ampliem seus conhecimentos nesse universo de diversidade e inclusão.”