Qual é a diferença entre fantoches e marionetes ?

Tanto os fantoches quanto as marionetes são bonecos de manipulação utilizados há centenas de anos como forma de expressão artística através do teatro e das representações de rua.

A diferença entre esses dois objetos de artes e atividades está na forma de manipulá-los: enquanto os fantoches são manipulados internamente pela criança ou mesmo por um adulto, as marionetes são manipuladas por fios que a suspendem no ar. Um terceiro estilo de boneco de manipulação são os dedoches, mini fantoches inseridos na ponta dos dedos do seu manipulador.

Grandes companheiros das crianças na hora de aprender e de brincar, esses bonecos podem ser criados nos mais temas mais diversos, como os dedoches imitando animais de uma fazendinha, as marionetes inspiradas em personagens da cultura pop ou ainda os fantoches de dinossauros.

Porquê os fantoches e marionetes ajudam na educação infantil?
Esses brinquedos são aliados poderosos de pais e professores que desejam estimular a imaginação das crianças, desenvolver suas competências motoras e introduzi-las ao mundo do teatro e das artes visuais.

Ajudando no entendimento de temas e conceitos, eles podem ilustrar diferentes situações, assim como as brincadeiras de faz de conta e de casinha.

Além do aspecto educativo, brinquedos como o fantoche de feltro e as massas de modelar e slimes são ferramentas de grande importância para a sociabilização das crianças e funcionam como excelentes complementos às fantasias e acessórios que fazem a alegria da garotada!

Dica RiHappy
Vendidos normalmente em conjunto, você encontrará kits de fantoches dos mais diversos temas, nas mais diversas cores e cheios de acessórios. Um bom exemplo são os combos de dedoches com cenários imitando picadeiros de circo ou teatros, o que estimulará ainda mais as crianças na hora de inventar histórias e de partir para a dramatização.
Além de todas essas variedades, você ainda pode encontrar diversos modelos de fantoches artesanais entre nossos brinquedos e jogos educativos.