Gepeto e seu vizinho, Mestre Cereja, criam um boneco composto de embalagens, canudos, tampas e o que sobrou de um velho novelo de lã. Essa atitude dos dois artesãos é premiada com um incrível encantamento, pois no dia seguinte o boneco começa a falar e a andar. E, cheio de vida, sai pelo mundo afora aprontando mil travessuras. Mas, ao final, sofre uma transformação surpreendente. Nesta história, escrita por Carlo Collodi e adaptada pela brasileira Telma Guimarães, você aprenderá a criar seu próprio Pinóquio com material reciclável.
Sobre o autor:
Carlo Collodi, pseudônimo de Carlo Lorenzini, nasceu na Itália, em 1826. Em 1881, sua trajetória como escritor começou a ganhar notoriedade. Dois anos depois, conquistou adultos e crianças com a primeira versão de As aventuras de Pinóquio: a história de um boneco. Collodi faleceu em 1890, em Florença, mas sua obra-prima se eternizou, tornando-se um dos mais populares clássicos da literatura universal, ganhando várias versões para o cinema e teatro.
Adaptação:
Telma Guimarães é formada em Letras Vernáculas e Inglês pela Unesp. É autora de inúmeras obras infantis e juvenis, em português, inglês e espanhol. Em 1989, recebeu da APCA o título de Melhor Autora em Literatura Infantil com seu livro Mago Bitu Fedolento.
Ilustrações:
Iásio Neris é ilustrador, nasceu na Bahia, em 1996, e reside no Rio de Janeiro desde os 4 abis de idade. Descobriu o fascinante mundo da ilustração de livros pela Escola de Belas Artes da UFRJ e integrou, também, a equipe vencedora do concurso Maratona animada do Anima Mundi, com o curta-metragem Lumni.