A mesa infantil traz autonomia para as crianças, com seu tamanho adaptado permitindo que realizem diversas atividades sozinhas com segurança, como comer, desenhar e brincar. A seguir, confira algumas características do produto e tipos disponíveis na Ri Happy.
Totalmente pensada para as crianças, a mesa infantil tem algumas características específicas para atender aos pequenos. Além do design atrativo, com muitas cores e formatos, ela tem superfícies fáceis de limpar em caso de acidentes com tintas, canetinhas ou comidas.
O tamanho é um ponto importante da mesa e da cadeira infantil. Elas são produzidas em escala reduzida para proporcionar segurança às crianças durante o uso. Antes de comprar, verifique a altura exata e a idade recomendada para uso.
A mesa para crianças de madeira é bastante comum, assim como a de plástico, mais leve e fácil de transportar. Os produtos para as crianças são feitos em materiais duráveis, que resistem a possíveis acidentes.
A segurança é primordial para as crianças. A mesinha infantil de plástico ou madeira costuma ter cantos arredondados para evitar batidas e cortes, e a proximidade com o chão garante que os pequenos não se machuquem caso caiam.
Se você quer montar um espaço para brincadeiras e atividades no quarto dos pequenos, uma boa opção é investir em um conjunto de mesinha com cadeiras. Ele acomoda de duas a quatro crianças em versões coloridas e com elementos decorativos, como borboletas.
Esse conjunto é bastante similar a uma mesa própria para adultos. Portanto, pode ser utilizado não só durante as brincadeiras, mas nas refeições, nas atividades escolares e em muitos outros cenários.
A mesa didática infantil tem propósito educativo. Ao contrário da versão anterior, ela é especificamente projetada para desenvolver habilidades motoras e criativas. O tampo e as cadeiras contam com números, letras e espaços vazios.
Com esses elementos extras, as crianças podem formar palavras, números e treinar o encaixe de peças nos espaços vazios. O produto tem o selo de qualidade do Inmetro e pode ser utilizado por crianças entre três e seis anos.
A mesa interativa infantil tem o objetivo de desenvolver habilidades artísticas. Ela tem um projetor integrado com seis discos de projeção, cada um contendo seis desenhos diferentes.
A própria mesa é uma lousa, na qual as imagens são refletidas. Os pequenos podem replicar o desenho preferido no tampo com as canetas específicas que acompanham o produto. Isso ajuda a aumentar a percepção visual e tátil, além de treinar o reconhecimento de cores.
Os bebês também merecem uma mesa própria para ajudar no desenvolvimento das habilidades. As versões específicas para crianças pequenas têm engrenagens coloridas, que giram e produzem sons, além de blocos didáticos e outras atividades.
Muitos modelos também incluem teclas musicais e espelhos seguros que estimulam a curiosidade e a percepção visual dos pequenos. Elas são ideais para treinar a coordenação motora, auxiliando na distinção de formas, cores e sons.
Além de serem divertidas, as opções de mesa infantil auxiliam no desenvolvimento de habilidades motoras e criativas. Esse produto ainda estimula a independência e a sociabilidade das crianças, que podem se reunir para brincar juntas. São muitas versões diferentes com ótimos recursos para a criançada.
A mesa de madeira é mais robusta e durável, ideal para uso prolongado e ambientes fixos. Já a mesa de plástico é mais leve, fácil de transportar e limpar, perfeita para quem precisa mudar o móvel de lugar com frequência ou usá-lo em diferentes ambientes da casa.
A limpeza varia conforme o material. Para mesas de plástico, use um pano úmido com sabão neutro. Nas mesas de madeira, evite excesso de água e prefira um pano levemente úmido seguido de secagem imediata. Sempre verifique as instruções do fabricante para não danificar o acabamento.
Bebês a partir de 6 meses já podem usar mesas de atividades específicas para essa faixa etária. Os conjuntos com cadeiras são mais indicados para crianças a partir de 2 anos, enquanto as mesas educativas funcionam melhor entre 3 e 6 anos, quando a criança já tem coordenação para sentar sozinha com segurança.
Isso depende do modelo escolhido. As mesas individuais acomodam apenas uma criança, enquanto os conjuntos variam entre duas e quatro cadeiras. Verifique sempre as dimensões do produto e o espaço disponível no ambiente antes de comprar.
Sim, todos os produtos infantis comercializados no Brasil devem ter o selo do Inmetro, que garante que o móvel passou por testes de segurança e atende às normas brasileiras. Sempre confira esse selo antes de comprar para garantir a segurança do seu filho.