Aprenda mais com a metodologia Montessoriana

Se você tem filhos pequenos, você já deve ter ouvido falar da metodologia montessoriana, não é mesmo? Veja como os brinquedos e móveis montessoriana podem ajudar na educação das crianças!

Afinal, o que é a metodologia montessoriana?
A metodologia montessoriana foi desenvolvida por Maria Montessori no início do século passado. É um método específico de educação centrado na criança que envolve atividades lideradas por crianças de diferentes idades.

Nesse sentido, os objetos, brinquedos, camas e berços são excluídos ou projetados de forma diferente para as crianças na abordagem montessoriana. Os brinquedos e móveis montessoriana, nesse caso, são mais simples, de madeira e não precisam de pilhas ou baterias.

O que tornam esses brinquedos especiais é que eles apelam para as habilidades e interesses específicos do seu bebê em todas as idades e envolvem totalmente o corpo e a mente do seu bebê de maneira ativa.

Móveis montessoriana
A filosofia montessoriana incentiva a criatividade e a independência se aplicava não apenas à sala de aula, mas também ao lar. Ela defende a importância de criar um espaço onde tudo esteja ao alcance de uma criança, mesmo que ela seja muito nova.

Daí surgiu a ideia de projetar um quarto com essa metodologia, centralizado em uma cama infantil montessoriana e objetos específicos para crianças de todas as idades.

Os móveis montessoriana ficam próximos ao chão, com ou sem moldura, permitindo movimentos mais independentes. Além disso, os móveis e acessórios montessori melhoram a capacidade do seu pequeno de começar seus próprios dias sem depender de um adulto para libertá-lo.

Cama montessoriana
Uma cama montessoriana é parte integrante do quarto montessoriano. Ao contrário dos berços, que deixam os bebês dependentes dos responsáveis para decidir sobre seus padrões de sono, as camas de chão permitem liberdade de movimento, independência e mobilidade.

Assim, para garantir a segurança dos bebês com menos de seis meses, a cama não deve ter cobertores, travesseiros, e bichos de pelúcia.

Recomendação Ri Happy
Como vimos, abordagem montessoriana oferece muitas oportunidades para as crianças e, até mesmo, para bebês, experimentarem liberdade de movimento e de escolhas, o que contribui bastante para o processo de aprendizagem.

Além disso, você não precisa estar na sala de aula para criar essas oportunidades. Há muitas maneiras de fazer isso em casa. Por isso, considere adquirir brinquedos e móveis montessoriana para as suas crianças.