Fichas Escalonadas
1 Tabuleiro = 20 x 28,5 cm
45 peças
Faixa Etária: 5+
Área de Conhecimento: matemática.
Conhecimento Ampliado: composição numérica, decomposição de números, sistema de numeração decimal, ordenar, comparar números naturais e representação numérica a partir da unidade.
Objetivo: Tem o objetivo de desenvolvimento a composição numérica, decomposição de números; sistema de numeração decimal; ordenar e comparar números naturais; representação numérica a partir da unidade.
Regra: Entregue um conjunto de ?chas para a criança. Inicialmente ela precisa ter a oportunidade de conhecer o material e por isso deixe que ela tenha um tempo para manusear livremente as ?chas.
Em um segundo momento, você pode pedir que diga que ?chas estão ali, os nomes de alguns desses números, o que eles acham que podem fazer com elas, qual é a maior ?cha e qual a menor, entre outras perguntas que auxiliem a conhecerem melhor o material.
Em seguida, você pode pedir que represente vários números usando as ?chas, como por exemplo, o número de objetos da sala, o número do endereço da casa e outros que considerem signi?cativos.
É comum nesse momento formarem os números, colocando uma ?cha ao lado da outra formando números como 500403 (543). Se isso acontecer, você deve aproveitar para explicar como se usa esse material. Explique que para trabalhar com esse material é preciso sobrepor as ?chas para formar números e que essa regra tem que ser seguida sempre.
Proponha a escrita de outros números sempre que puder.
Ao falar um valor a criança deve formá-lo. Pergunte, por exemplo: “Com as ?chas 300, 50 e a ?cha 4 podemos formar qual valor?” Discuta com as crianças: Podemos formar números de até quantas ordens? (Até 3 ordens: centena, dezena e unidade)