Ganhe R$10 de desconto, cadastre-se aqui!
Um resgate dos pensamentos e hábitos culturais que contam a história do brinquedo e do brincar da humanidade!
Até o fim do século XIX, acreditava-se que o jogo de xadrez havia surgido na região da antiga Pérsia. Depois se passou a creditar que fora inventado na Índia, em 570 d.c. Chamado de Chaturanga, o jogo seria anterior ao xadrez persa (Chatrang), ao xadrez árabe (Shatranj), ao xadrez chinês (Xiangqi), ao xadrez japonês (Shogi) e a todos os outros conhecidos.
Virtualmente, todo ocidental de certo nível cultural, parece saber ou pelo menos aceitar como um fato cientificamente provado que o xadrez foi inventado na Índia. Porém, com novas descobertas arqueológicas e com uma análise mais minuciosa das fontes dos autores, concluiu-se que o xadrez indiano era uma variante de um outro jogo ainda mais antigo: o Liubo. Era jogado ao menos 700 anos antes da era cristã, e é considerado o ancestral do Xiangqi, o xadrez chinês, cujos movimentos das peças são praticamente os mesmos do xadrez, com diferença no número de peões: apenas cinco no Xiangqi, contra oito do modelo ocidental.
Quando o xadrez foi da China para a Índia, era jogado num tabuleiro de Go de 9x9. Quando os indianos (ou persas ou árabes, quais tenham vindo primeiro), que não sabiam nada de Go e viram aquilo, eles simples e naturalmente tiraram as peças dos pontos e colocaram nas casas. Assim, um tabuleiro de Go de 9x9 tornou-se um tabuleiro de xadrez de 8x8.
Benefícios do xadrez
Origem do jogo: China
Ficha técnica:
Idade: a partir de 7 anos
Número de Jogadores: 2
Material: Madeira/MDF
Certificado Inmetro: Registro 01737/2019
Dimensões (cm): fechado 26 x 21 x 3 aberto 26 x 42 x 1,5
Feito por mãos 100% brasileiras
Componentes:
1 tabuleiro em MDF
16 peças claras de madeira
16 peças escuras de madeira
Folheto com regras e instruções para jogar