Filtrar por...
🏷️
🔥
Filtros
Gênero
Ideal para
Marcas
Vendido Por
Faixa de Preço

Jogos de RPG

Os jogos de RPG são ótimas pedidas para quem gosta de viver altas aventuras. Essa categoria está entre as mais populares. Ela possibilita que os gamers sejam personagens que participam da narrativa em torno de um enredo.

O que são os jogos de RPG?

Os jogos de RPG (Role-Playing Games ou Jogos de Interpretação de Papéis) possibilitam uma experiência única em um universo imaginário. Os participantes devem atuar como personagens ao longo das partidas, seguindo algumas regras.

Ao contrário dos jogos tradicionais, como dama, xadrez ou baralho, em que os competidores não fazem parte da história, no RPG, cada participante é um personagem com emoções, falas, habilidades e importância para o desenvolvimento da história.

No passado, essa categoria designava jogos de tabuleiro que cativavam o público. Atualmente, está presente no meio digital, com os videogames. De origem norte-americana, o primeiro exemplar do gênero foi Dungeons and Dragons, um grande clássico. O sucesso serviu de inspiração para a popular série de animação Caverna do Dragão.

Conceitos fundamentais dos jogos de RPG de mesa

Os games dessa categoria possibilitam a criação de uma história colaborativa, com vários desdobramentos. O jogador do RPG de mesa não é apenas uma peça, andando de casa em casa. Ele interpreta um personagem ativo, com emoções, falas e ações no universo fantástico.

Devido à dinâmica, uma das particularidades dos jogos de RPG de tabuleiro é a necessidade de um narrador, chamado de mestre do jogo. Além de contar a história do universo fantástico, ele atua como uma espécie de juiz, viabilizando as ideias dos participantes de acordo com as regras permitidas pelo mundo em que estão criando.

Antes de começarem, os participantes devem escolher todas as características do próprio personagem do tabuleiro de RPG, como raça ou etnia, classe social, aparência, idade e virtudes. É essencial que essas figuras sejam fortes, inteligentes e hábeis para superar possíveis obstáculos ao longo da jornada.

Como brincar de jogos de tabuleiro de RPG

Existem diversos sistemas para os jogos de tabuleiro de RPG. Cada um possui regras, configurações e temáticas diferentes. Alguns clássicos são: Dungeons & Dragons, Vampiro: A Máscara, Nemesis, The Witcher e Tales from the Loop.

O mestre do jogo deve preencher um livro, enquanto os demais participantes ficam responsáveis por outro. Ali, serão registradas as orientações sobre quem cada um pode ser e o que fazer no universo criado. As fichas de personagens também contam com as regras para criação.

Após esses passos iniciais, o mestre dá início à partida. Ele narra a introdução da história, a contextualização de onde os personagens estão e o que fazem, além de apresentar o desafio do universo. Depois, os demais participantes ficam livres para desenvolver o enredo de acordo com as regras do sistema.

Itens essenciais de RPG

Além dos próprios participantes e do sistema, os jogos de RPG podem utilizar dados. Eles servem para determinar o sucesso ou o fracasso das ações da história, definindo quantidade de danos causados em batalha, valor de atributos e habilidades dos personagens, pontos de evolução e muito mais, a depender do sistema.

No RPG, esses objetos são diferenciados e podem apresentar diversas faces. Cada dado é representado pela letra D seguida do número de faces: D4, D6, D8, D10 e assim por diante.

Conheça os jogos de RPG disponíveis na Ri Happy

No site da Ri Happy, você encontra vários jogos de RPG para se divertir com a galera. Aproveite para se cadastrar no programa de fidelidade Happy Mais e garantir ofertas especiais, descontos exclusivos, troca estendida e outras facilidades.